Pois é... hoje, após ter recebido a foto de uma amiga que falo no texto, resolvi falar um pouco de amizade, mas isso me levou a falar de morte e depois me ajudou a pensar em como celebrar a vida... É, o post de hoje saiu meio como uma salada mista, mas espero que tenha um pouco de sentido pra vocês:
"Amizade, pra mim, é um dos ingredientes principais de uma fórmula cujo resultado final é a felicidade. Algumas pessoas dizem que podem contar os verdadeiros amigos nos dedos de uma mão... Eu, tenho a sorte ou a benção, sei lá, dos meus não caberem nos dedos das duas mãos, tenho pouco mais de dez amigos verdadeiros, dos mais variados tipos, tamanhos, raça, cor, sexo e idade, não importa, pra mim, amizade além de ser uma conquista, é parte da nossa identidade... Então, quando perdemos um amigo, acredito que perdemos um pouquinho da gente, uma porcentagem impossível de quantificar...
Tem uma frase que todo mundo conhece e diz "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos", e apesar de parecer um pouco piegas é exatamente assim que me sinto... exatamente!"
E, infelizmente há pouco mais de 1 mês perdi uma grande amiga (grande em todos os sentidos), uma figura absolutamente única, uma das fundadoras da "Turma do sassarico", a mais danadxenha (como diz outro integrante da turma), a mais louca, mas ao mesmo tempo a mais desprovida de maldade, a mais boba no alto de seus 1 metro e não sei quanto lá de altura, a que gostava de agradar todo mundo e era incapaz de falar algo que fosse te fazer algum mal, morreu de uma forma inesperada, sofreu um enfarto no auge de seus 27 anos de vida, em uma linda noite estrelada onde eu estava sassaricando no meio do mundo e esperando encontrá-la no dia seguinte na minha casa, e por isso nem atendi seu telefonema... ela podia esperar, tinhamos todo o "tempo do mundo"...e foi assim... que há exatos 41 dias deixei pra trás um pouco da minha história...
Não era minha intenção falar sobre isso (temas fúnebres) aqui, mas ontem, lendo um texto de um colunista que adoro http://colunas.epoca.globo.com/pelomundo me deparei com esta citação que me deu vontade de compartilhar... O autor falava sobre a morte recente (e trágica) do cartunista Glauco e seu filho Raoni e fez o seguinte comentário:
"O que aconteceu com Glauco e Raoni foi uma coisa chamada vida. Precária, instável, frágil. A mandala dos budistas, uma imagem feita com grãos de areia, traz exatamente essa mensagem. Um vento, um sopro, e tudo se desfaz. Os samurais acordavam a cada dia pensando que poderiam não acordar no dia seguinte. Os romanos diziam uns aos outros: “Memento mori”. Lembre-se de que vai morrer.
Basicamente, o sentido disso tudo é: tome hoje o sorvete que quer, ou diga a um amigo como ele lhe é caro, ou dê um beijo em sua velha mãe. Porque pode não haver amanhã. É a vida."
Acho que não preciso comentar pois o texto fala por si só... Mas queria só acrescentar que o que pretendo não é fazer alusão a nada e nem causar nenhum tipo de comoção, só queria mostrar, do meu jeito e como acredito, que a vida deve ser vivida da melhor forma, pois somos muito pequenos diante da imensidão da existência e o tempo não pode esperar resolvermos nossos “pequenos” problemas pra poder caminhar... por isso ame, chore, ria, leve fora, dê fora, viaje, abrace, saia, brinque, cante (qqr coisa) seja ridículo, trabalhe, faça amizades, mude, se desculpe, dance (do seu jeito),se apaixone (mesmo que só por 1 semana) e vivaaaaaaaa!
"Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar a beleza de ser um eterno aprendiz..." (prometo que foi a última citação do dia, mas me empolguei...)
uaaaaaaaaau!!!!
ResponderExcluirlindooooooooooooooo seu texto, sassariqueirazinha mor!!! não quis comover? pois comoveu! comoveu sassariqueiramente!
acho que é bem isso mesmo... a gente precisa VIVER!
pq entre viver e sobreviver há um precipicio, e são poucos que encaram o salto!
q bom q nós encaramos!
beijoooooo
Hoje disse algo parecido a um amigo que não sabe se termina ou não um namoro falido... mas vive reclamando que está infeliz....
ResponderExcluirQue a vida é única e é pra ser vivida.... e não sobrevivida aos trancos e barrancos.....
Então permita-se tudo que a vida te proporciona... e no dia seguinte comece uma nova vida.... que seja novamente vivida com toda a intensidade.... só assim será feliz...
Bjos.
"pq entre viver e sobreviver há um precipicio, e são poucos que encaram o salto!"
ResponderExcluir"Que a vida é única e é pra ser vivida.... e não sobrevivida aos trancos e barrancos....."
Ain adorei... A situação do seu amigo inspirou meu próximo post: desapego rsrsrsrs
beijo enorme